15 março, 2017

QUINTESSENTE: The Belief of the Mind Slaves (SINGLE, 2016)


Resenhado por Ygor Nogueira.

Uma poderosa sonoridade que mescla Doom, Gothic e Heavy Metal é a marca visceral do Quintessente. Formado nos anos 90, mais precisamente em 1994, em Rio de Janeiro-RJ, o grupo gravou "The Mask of Dead Innocence" (1996) e "Lonely Seas of a Dreamer" (EP, 1999) arrematando criticas positivas até então, mas infelizmente tiveram de ter sua atividades interrompidas.

Um longínquo hiato após, o agora quinteto, reuniu-se em 2015 e retoma seus trabalhos com bastante lenha pra queimar.

Em 2016, a banda não perdeu tempo e lançou o single, que ganhou versão física, "The Belief of the Mind Slaves". Senhor de uma bélica capa, o disco possuí além da faixa-título, a música "Matronae Gaia" e ambas estarão presentes no álbum "Songs From Celestial Spheres" com previsão para ser lançado no segundo semestre desse ano.

"The Belief of the Mind Slaves": Um traçado bélico e único, fermentado de harmonias carregadas e que mesclam nuances do metal pesado, pegando um pouco da velha escola, com uma produção mais refinada, com resquícios de modernidade. A unificação das linhas mais extremas com as mais suaves geram verdadeiros orgasmos, uma atmosfera de densidade e sombras que ora ou outra atinge pequenos raios de luz. 

A letra passa pelos fundamentos filosóficos, razões humanas, a busca pelo que ainda não conhecemos, questionamentos do que ainda está por vir após a morte, o percurso que as almas traçam nessa viagem.

"Matronae Gaia", retirada do EP "Lonely Seas of a Dreamer", apesar de sua introdução mais bruta, dispõe de muita harmônia entre os teclados e as guitarras, mais suaves e refinadas com ótimos arranjos e solos pomposos.

Já deixando aquele gostinho de queremos mais, o QUINTESSENTE, está de parabéns pelo retorno às atividades, e de fato, conseguiu chamar atenção de muitos espectadores e amantes do gênero, que certamente estão na expectativa para esse full-length. Que logo venha!


QUINTESSENTE: "The Belief of the Mind Slaves" (SINGLE, 2016)
Independente - Nacional

Músicas:
01 The Belief of the Mind Slaves
02 Matronae Gaia (Bonus)



Sites Relacionados: