20 agosto, 2016

Resenhas: Kataklysm: Of Ghost and Gods (CD, 2015)

Resenhado por Ygor Nogueira.

Tratando-se de metal, o Canadá, é responsável por ser útero de uma vasta leva de bandas graúnas a quebrar pescoços e mais pescoços por ai. E, nascido das entranhas do metal extremo, o Kataklysm e sua essência nata do Death Metal é sem sombra de dúvidas um gigante expoente do gênero na atualidade!

O quarteto que passa dos vinte anos na ativa, chega ao seu décimo segundo disco de estúdio "Of Ghost and Gods" superando qualquer expectativa e mostrando que não poupam as energias para lançar no mercado um trabalho de altíssima qualidade.

O disco que ganhou seu lançamento nacional recentemente pela Shinigami Records, em parceria com a Nuclear Blast Brasil, chega violentamente carregado e com algumas faixas extras para apimentar ainda mais o bagulho. A resultância final é de tamanho primor, prendendo logo nos primeiros segundos a atenção total do ouvinte.

Isso porque, - além da bélica arte sombria pelo artista Surtsey, usando a combinação de tonalidades escuras e contraste da arte obscura para representar muito bem a proposta do quarteto -, "Of Ghost and Gods" transparece uma célebre diversidade musical. A variedade rítmica nas canções é absurdamente matadora e preserva todas características primordiais do grupo, algo que a produção feita pela própria banda juntamente com a mixagem e masterização de Andy Sneap nivelou crucialmente.

A sonoridade agressiva e espontânea aparece aqui ainda mais refinada, abrindo espaço para arranjos melhor lapidados em meio ao ataque sonoro de riffs brutais de guitarra e um trabalho vocal ganchudo.

Autossuficiente e denso de cabo à rabo, o último registro do Kataklysm até agora, se põe facilmente nos patamares mais elevados, pois a maestria individual e coletiva desses canadenses enche os olhos, os ouvidos e os corações de alegria. Pois é difícil se manter parada quando "Breaching the Asylum", "The Black Sheep", "Marching Through Graveyards", "Vindication" e "Hate Spirit" começam à estourar os alto-falantes do seu aparelho de som!

Apesar de ser, originalmente, lançado em 2015, "Of Ghost and Gods" é um dos melhores trabalhos de Death Metal lançados até hoje. Altamente aquisitivo!

Kataklysm - Of Ghost and Gods (CD, 2015-2016)
Shinigami Records / Nuclear Blast Brasil - Nacional

Músicas:
1. Breaching the Asylum
2. The Black Sheep
3. Marching Through Graveyards
4. Thy Serpent's Tongue
5. Vindication
6. Soul Destroyer
7. Carrying Crosses
8. Shattered
9. Hate Spirit
10. The World is a Dying Insect
(Bônus)
11. Fire
12. Push the Venom
13. Elevate
14. Blood in Heaven


Integrantes:
Maurizio Iacono - Vocais
J-F Dagenais - Guitarras
Stéphane Barbe - Baixo
Oli Beaudoin - Bateria


Sites Relacionados:

http://kataklysm.ca