25 agosto, 2016

Resenhas: Axecuter: Anthology (CD, 2014)

Resenhado por Ygor Nogueira.

Ditando as próprias regras, doa a quem doer, esse é a única lei estabelecida na cartilha dos curitibanos do Axecuter. Com apenas seis anos de existência e um único full length lançado, o trio demonstra-se ousado o suficiente para lançar sua primeira compilação.

"Anthology", registro sucessor de "Metal Is Invincible" (2013), reúne alguns hits clássicos da banda contidos, não apenas do debut, mas também em lançamentos menores como a Demo "Bangers Prevail" (2011) e 7”EP "Innocence Is Our Excuse" (2012)  que foram lançados em Tapes e Vinil em quantidades limitadas, gerando acessibilidade apenas para os headbangers maníacos por natureza. E foi pensando em ampliar essa acessibilidade que o grupo optou por colocar nas prateleiras o mais novo bolachão.

Uma sonoridade nascida do espírito old school, que dispensa os requintes das produções mais modernas, devota aos deuses antigos do metal, transpirando o tradicionalismo empoeirado do Heavy Metal é que dita a mescla de Heavy, Thrash e Speed Metal do Axecuter. Cru, pesado, ríspido e nada convencional!

Sendo assim, é difícil não se agarrar as entranhas emaranhadas com muita honestidade, sangue e glória, composições de riffs ganchudos, refrões marcantes e enérgicos, urrados em vocais agressivos e rasgados. Muito bem estruturadas, todas as composições possuem muita coesão e aprumo, isso deixa claro que o trio sabe de cor aonde põe os pés, até mesmo quando se trata das faixas covers homenageando ícones consagrados do metal nacional e internacional como Vulcano e Venom.

Ignorando a qualidade em termos de produção, o que não nos interessa se tratando de um compilação, pois tanto em gravação quanto em lançamento possuem produtores e períodos diferentes, esse registro é um prato cheio para quem ouve, e proporciona vastos picos de nostalgia e paixão pelo metal tradicional!

O Axecuter ganha pontos extras e expansão de território por tamanha façanha feita, e faz por deixar, nós, os apreciadores, com ânsia por algo novinho, saído do ferro e do fogo. Que venha o segundo full-length!

Axecuter - Anthology (CD-Compilation, 2014)
Rising Records - Nacional

Músicas:

01. Bangers Prevail
02. The Axecuter
03. Ritual of Decibels
04. Dominios of Death (Vulcano cover)
05. Innocence Is our Excuse
06. Blades of the Hun
07. Heavy Metal to the World (Manilla Road cover)
08. The Axecuter
09. Ritual of Decibels
10. Raise the Axe
11. Blackened Are the Priests (Venom cover)
12. Blood and Iron (Cirith Ungol cover)


Integrantes:
DANMENTED - Guitars / Vocals
RASCAL - Bass / Backing Vocals
VIGO - Drums


Sites Relacionados:
www.facebook.com/axecuter
www.sanguefrioproducoes.com/bandas/Axecuter/24