26 janeiro, 2016

Resenhas: Basttardos: Honrando Seu Legado Com Vigor!

Resenhado por Ygor Nogueira.

Honrando seu legado, os Basttardos oriundos do Hell de Janeiro, sequestraram o trem da velha ferrovia, carregaram de Jack Daniels, barris de gasolina e pólvora, e simplesmente saíram desenfreados fazendo alguns tantos reféns em seu desgovernado: "O Último Expresso".

Produzido pelo vocalista e guitarrista Alex Campos, o segundo EP - na minha modesta opinião - digno de ser chamado de full-length, mostra mesmo que os desafios só nos tornam mais fortes e melhores a cada nova barreira. Tudo soando limpo, reto, e muito mais pesado que seu trabalho de estréia, uma sonoridade polida e bem pegada, desafiando os próprios limites e os ultrapassando com destreza!

Voltando fortes como lobos vagantes dos desertos de areia, o trio deixa claro que o medo de arriscar e inovar dentro do próprio som não é problema por aqui! O disco é eclético dentro de si mesmo, com muita variação rítmica e acréscimo de mais alguns elementos em sua música, como: dedilhados cativantes e solos derivados do country, assim como alguns efeitos sonoros retirados de um filmes de terror.

Mantendo-se sempre fiéis a sua essência o trio abusa de sua versatilidade na hora de compor. A autenticidade aqui é lei e formula uma personalidade vibrante, original e alucinante fincada no tradicional rock n' roll.

A parte lírica é bem trabalhada e distribuída em temáticas refletivas, críticas e interessantes, passando longe de ser aquela letra só pra "fechar" o repertório. Há espaço para todos os sentimentos, de fúria, raiva, indignação; também para emoções como amor, excitação. Tudo isso funcionando com muita intensidade rítmica e emocional!

"Exilados", por exemplo: destila guarnecidamente toda indignação, fúria e rebeldia através dos riffs cortantes e os vocais despudorados e agressivos te fazendo sentir na pele as sensações. "O Terceiro Elemento" é misticismo rítmico puro, investida em muita variação e um trabalho mais amplo dos vocais, explorando diversos pontos e tonalidades, das nuances mais suaves à mais densas.

O artista Alexandre Ferreira encarregou-se de dar vida à obra, trazendo a locomotiva e todo horror nela contida à tona. A união de horror e simplicidade caíram muito bem e captou, de maneira fácil, a proposta do disco.

O fato é que os foras-da-lei cariocas estão à cada dia mais municiados e armados até os dentes, atirando com muita técnica e precisão contra os empecilhos à sua frente, e aptos o suficiente para continuar fazendo jus a sua reputação!

Músicas:
01. Basttardos
02. Licor de Cereja
03. Despertar do Parto
04. Exilados
05. Terceiro Elemento

Integrantes:
Alex Campos – Guitarra e Voz
Bernardo Martins - Bateria
Terceiro Elemento - Baixo

Sites Relacionados:
www.basttardos.com.br