03 outubro, 2015

Resenhas: Unearthly: Referência No Metal Extremo Mundial!

Resenhado por Ygor Nogueira.

Fundada em 1998 no Rio de Janeiro, tendo em sua discografia atual cinco álbuns oficiais, além de um EP, dois Ao Vivo e um DVD, em seus quase dezoito anos de carreira o Unearthly é considerado, se não o maior, representante do Black Metal Latino-americano e o principal nome do Black Metal no Brasil.

Sempre muito competentes e compromissados com seu som esses verdadeiros monstros cariocas nos brindaram em 2014 com a produção excepcional de "The Unearthly".

O quinto trabalho oficial, lançado pela Shinigami Records, foi gravado no Rio de Janeiro, no estúdio AM, com produção de Fernando Campos. A masterização ficou a cargo do ex-Rotting Christ George Bokos. A capa ficou sob responsabilidade de dois músicos da própria banda, M. Mictian e F. Eregion. Toda concepção nas mãos do baixista e a edição do trabalho nas mãos do vocalista. O disco é apresentado em formato digipack de alto nível, com imagens inspiradas nos temas das letras, assim, tornando-se também uma obra primorosa também no contexto visual.

De extrema maturidade e tamanha personalidade, "The Unearthly" é o marco definitivo na afirmação e consolidação da banda entre os gigantes do metal extremo mundial! Batizado em sangue, o trabalho carrega profissionalismo, ousadia, fúria latente, consistência e constante evolução em onze faixas matadoras e bem articuladas. O grupo arriscou e acertou em cheio ao fazer a inclusão de vários elementos da música e cultura brasileira ao seu som, conseguindo inovar bradamente dentro da música extrema! O talento e a técnica individual de cada músico fez toda diferença no resultado coletivo final.

Todas as faixas mostram um potencial monstruoso, músicas bem executadas, essencialmente lapidadas e prontas para cravarem mente à fundo. Hits grudentos e refrões que soam como verdadeiros salmos regados de pura blasfêmia, se tornando aclamados hinos.

É quase que impossível destacar ou gostar de duas ou três faixas desse disco quando todas elas prendem sua atenção logo nos primeiros riffs. Por ex: a impiedosa "The Sin Offering" que chega rasgando timpanos com sua extrema brutalidade; “The Confidence of Faith” numa mistura de peso e agressividade; "Eshu", um verdadeiro culto à referente entidade de religiões afro-brasileiras. Também é a primeira música da banda cantada em português, a canção ficou uma cacetada abrasiva com toda pegada do metal. "The Unearthly", faixa que carrega o título do disco exibe técnica e agressividade nas pegadas virulentas do seu refrão;  “Agens Mortis” é sem dúvidas uma das melhores, brutal, ríspida e de mais um refrão grudento, profano e violento; "The Dove and the Crow" com uma constante variação rítmica e vocal durante toda a faixa, mistura de calmaria e cadência magníficas; e "Aisle to Everything" encerra o disco de forma seca e bruta, nos Blast-beats de Bráulio Drummond - o bateria do Unearthly é glamourosa de cabo à rabo, e não poderia ser melhor representada do que já é!

"The Unearthly" é claramente o melhor trabalho da banda e uma referência a altura aos clássicos e conceituados discos de black metal. O resultado disso são as extensas turnês nacionais e no exterior, colhendo todos os bons frutos e fazendo cada dia à mais uma legião de "Blackbangers" pelo mundo todo. Totalmente aquisitivo e indispensável!

Músicas:
1. The Sin Offering
2. The Confidence of Faith
3. Eshu
4. The Unearthly
5. Agens Mortis
6. Chant from the Unearthly Rites
7. Where the Sky Bleeds in Red
8. The Dove and the Crow
9. From Womb to Reborn
10. The Fire of Creation
11. Aisle to Everything

Escute o disco:

www.youtube.com/watch?v=5NSYuae_pK4

Compre o disco:
http://goo.gl/Dg623u

Contato e Merchandising:

shows@theunearthly.com

Sites Relacionados:
www.theunearthly.com
www.facebook.com/unearthly.official
www.metalmedia.com.br/unearthly