27 outubro, 2015

Resenhas: Insane Devotion: A Face Evoluída do Black Metal.

Resenhado por Ygor Nogueira.

Tenho falado bastante da inovação dentro do metal, mas é mesmo quase impossível deixar isso de lado quando se tem inúmeras bandas caprichando e surpreendendo nesse quesito.

O Insane Devotion, liderado pelo experiente Mauricio Laube (SCORNER, DOOMSDAY CELEBRATION, EVIL WAR, REVERENNCE, e contando com também com participações em várias outras bandas e projetos paralelos), é uma grande referência nisto.

Velocidade, brutalidade e muita técnica são os ingredientes principais da insana sinfonia que é o som desse trio vindo de Curitiba-PR, desde 1996.

Recompensando, e muito bem, seus fãs pela espera de dez longos anos após "Slaves Will Serve" (2005) o trio ataca em 2015 com o lançamento de "Infidel". Produzido por Fernando Nahtaivel (Tecladista e Vocalista) e tendo sua capa assinada pelo artista Chris Cold, o disco mostra a capacidade e criatividade latente da banda para produzir um som de alto nível técnico e inovador!

São seis faixas datadas em maestria, sendo quatro delas de longa duração, o que nem de longe se torna cansativo ou chato, mas sim uma simetria matadora e enérgica em todo o disco. O trabalho conta também com a participação de Ulisses Rodrigues (ex-HECATOMB e  IMPERIOUS MALEVOLENCE nos backing vocals em "The Rite of Winter" e "Mass Murderer").

A fusão do extremismo com a diversidade de arranjos, riffs mais secos, o acréscimo de mais melodias em variados pontos, orquestrações mórbidas de teclado e a brutalidade dos blastbeats de bateria - mesmo que programados, junto ao baixo -, datam a face evoluída do Black Metal, mas ainda bastante carregado de rispidez, agressividade e blasfêmia.

Muito bem afiado e nos trilhos da progressividade, "Infidel" exala toda essência visceral do metal extremo com muita disciplina e coesão, trazendo o inferno à terra e causando terror e caos por onde passa.

"Infidel" ultrapassa as barreiras da música com toda sua complexividade sonora e lírica, conseguindo assim, não ser apenas mais um disco de black metal, mas sim, outro disco a ser destacado e adquirido sem pensar duas vezes.

Músicas:
1. Son of Hate 
2. Obscure Blackened Night 
3. Bad Machine 
4. The Rite of Winter 
5. Standard Operating Procedure 
6. Mass Murderer 

Disco para audição gratuita:
www.insanedevotion.bandcamp.com

Integrantes:
Fernando Nahtaivel - Teclados, Vocais, Bateria Programada
A. Maurício Laube - Guitarras, Vocais, Baixo, Bateria Programada
Moloch - Vocais

Contato e Merchandising:
nahtaivel@outlook.com

Sites Relacionados:
www.facebook.com/insanedevotion
www.metalmedia.com.br/insanedevotion