21 novembro, 2015

Resenhas: Dancing Flame: Carnival of Dreams (CD, 2014)

Resenhado por: Ygor Nogueira.

A década de 80 é, de fato, uma das maiores inspirações para muitas bandas no mundo todo, fazendo com que boa parte dessas bandas inspirem-se e transpirem o "oitentismo" em sua sonoridade.

O Dancing Flame, quinteto oriundo de Volta Redonda-RJ e em atividade desde 1995, mescla seu som entre o Hard Rock e o Heavy Metal, com traços vibrantes do metal tradicional.

"Carnival of Dreams" que foi produzido pelo próprio quinteto e gravado nos estúdios E.M.E., Solaira, e Electric Experience, com mixagem feita por Diogo Macedo (no E.M.E. Estúdio) e masterizado por U.E. Nastasi (nos Sterling Sound Studios, EUA) é o segundo full-length da banda, um disco melhor estruturado e coeso em muitos aspectos.

A música do grupo ganhou uma nova roupagem, de muita qualidade técnica e sonora. Soando claro e muito bem definido, dando destaques individuais à cada instrumento e mantendo o equilíbrio entre peso e leveza, sendo de fácil assimilação e compreensão.

A nítida influência da NWOBHM é refletida num "HardHeavy'n'Roll" agradabilíssimo, cheio de arranjos, melodias requintadas, riffs lapidados e solos bélicos e burilados, baixo presente e de ótimo destaque com um trabalho acentuado de bateria. Tudo isso gera uma música empolgante e encaixada, refrões grudentos e instigantes, composições polidas e sem parecer algo de praste.

Não dá para deixar passar o trabalho primoroso de Adriano Oliveira, linhas vocais com timbres excelentes, equilibrados e com muita intensidade dando vida para todas as composições.

A capa contou a belíssima ilustração assinada pelo artista Mark Wikinson, que já trabalhou com grandes nomes como Iron Maiden e Judas Priest, e a estrutura de design e encarte ficou à cargo do brasileiro Jobert Melo dando uma sugestão do que se pode encontrar nesse disco.

E quando se tem um trabalho bem feito, facilmente encontra-se grandes destaques como: a pegada vibrante de "Dreamweaver", com riffs pegajosos e solos elétricos; "Follow The Sun", que conta com participação especial de Mark Boals (ex-Yngwie Malmsteen e atual Ring of Fire) é aquela baladinha melosa e de refrão contagiante, o baixo é muito bem trabalhado na faixa; "Ronnie" é aquele Hard mais cru (homenageando o grande mestre Dio) com rítmica variada e dosada certeiramente. A melódica "Don´t Let Me Down" lembra muito aqueles hits de rádio que a gente escuta na madrugada num programa de flashback; "Warrior's Path" é aquele hino de guerra cantado nas batalhas sangrentas e cheias de glória, e fechando o disco temos "Life is Like a Wheel" com seus riffs abafados e arranjos mais tênues.

O Dancing Flame mostra com toda sua experiência que é uma das melhores bandas do gênero e que possui mérito para atenção, é aquisição na certa.

Músicas:
01. Carnival of Flames (Intro)
02. Dreamweaver
03. Follow the Sun
04. Ronnie
05. Higher Place
06. Don't Let Me Down
07. Runaway Soul
08. Fortress of Belief
09. Dry My Tears
10. Warrior's Path
11. The Highest Hill
12. Queen or Clown?
13. Kalash
14. Your Heart Must Be Strong
15. Life is Like a Wheel

Integrantes:
Adriano Oliveira - Vocais
Emerson Mello - Guitarras
Glaydson Moreira - Guitarras
Rafael Muniz - Baixo
Bruno Martini - Baterista

Sites Relacionados:
www.dancingflameband.com