06 novembro, 2015

Resenhas: Camus: Heavy Metal Machine (EP, 2014)

Resenhado por Ygor Nogueira.

Adeptos ao tradicionalismo de um Heavy Metal com influências britânicas e americanas, à lá linhas oitentistas, os pernambucanos do Camus executam um som limpo, forte e enérgico.

"Heavy Metal Machine", o EP lançado pela Black Legion Productions, em 2014, foi gravado no Mr. Prog Studios, e contou com a produção de Neneu Lucena que encarregou-se de deixar o disco transparente. Cristalino, a sonoridade foi nivelada de forma em que exatamente tudo aqui ficasse claro e em bom som.

Riffs abafados e grudentos encorpam uma musicalidade dançante e feroz, aquela pegada raçuda estilo PURPLE e SAXON, também banhada em alguns momentos pelo aço e a cerveja do thrash, bem estilo METALLICA, mas isso não encobre a autenticidade desse trio.

Um ponto forte da banda são as orquestrações de solos excelentes e pegados, muito bem construídos e executados chegando até à certos momentos de feeling. Os vocais fazem aquela linhagem mais seca e limpa, sempre predominantes do estilo, encaixando-se muito bem em cada nota enquanto o baixo marca-se grave e destacado em todo o disco, complementado pela técnica firme de bateria.

Misael Faustino responsabilizou-se por absorver a música do trio e exprimi-la em sua arte, que mescla a proposta da banda aos anos 80.

Apesar do formato pequeno (EP), tudo aqui foi trabalhado com grande afinco eliminando pontos negativos e também o individualismo. O disco é pesado por igual em suas  harmonias cheia de rítmica e precisão. O Camus deu seu recado a cara limpa, que abraça o heavy metal com unhas e dentes e que está mais do que preparado para fincar seu nome em meio aos grandes.

Que venha logo um full-length!

Clamus - Heavy Metal Machine (EP, 2014) ➤
(Black Legion Production - Nacional)

01. Rise of a New World
02. Dreams and Shadows
03. Heavy Metal Machine
04. The Loser
05. False Convictions

Integrantes:
Thiago Souza – Vocais e Baixo
Jones Johnson – Guitarras
Marcelo Dias – Bateria

Sites Relacionados:
www.facebook.com/CamusOfficial
www.blacklegionprod.com/?page_id=4763