31 agosto, 2015

Resenhas: Astafix: Uma Produção de Qualidade Cavalar.

Resenhado por Ygor Nogueira.

Sabemos que o Astafix veio ao mundo carregado de grandes nomes do Underground, mas nome nem sempre é tudo. É preciso ter talento, e quando se fala de talento, é aí que esse quarteto impressiona!

Se você teve uma série de torcicolos com "End Ever", primeiro debut lançado em 2009, prepare-se para fraturas ainda mais dolorosas.

Muito mais maduro, inteligente, com uma forte temática lírica e extremamente pesado, o segundo disco dos caras ‘Internal Saboteur’ foi gravado no estúdio Norcal com produção de Brendan Duffey fazendo um trabalho excepcional.

"Internal Saboteur" é referto de riffs agressivos e adiposos, uma sonoridade mais densa e carregada de groove. Muito groove. Não que isso seja algo novo por aqui, mas de fato é bem mais escancarado nas composições deste disco. Isso remete-se ao reflexo de uma produção de qualidade cavalar, a mesclagem da agressividade visceral do típico thrash com uma pegada firme de modernidade e uma ótima nivelação que intensifica ainda mais a música do Astafix.

Suculento, o bem harmonizado "Internal Saboteur" é mais do que um disco que transparece a evolução. O quarteto administra muito bem a cozinha rítmica e bastante variada; guitarras trabalhando de forma centrada e com uma execução firme, seja em momentos mais agressivos e velozes como "Karma Kill"; seja em momentos em que a porrada come solta aliada ao peso imperioso em "The Scourge"; seja em horas cavalgadas com "Doomsay Device"; seja em horas mais azedas e cadenciadas de "Bad Blood"; em momentos de melancolia riffada com "Ghosts"; ou nas levadas de puro thrash - hardcore feroz de "Say No!".

Os vocais de Wally avigoram as 13 faixas, uma à uma, injetando nas mesmas, quinhões precisos de peso e agressividade. A combinação dos trabalhos de guitarra junto a Cássio Viana é majestrosa, dando toda vida as canções com o auxilio técnico e maciço de Ayka (Baixo) e Thiago (Bateria).

Uma grande produção merece uma grande artwork, sendo assinada pelo renomado artista Marcelo Vasco, responsável por capas de bandas como Slayer, Machine Head, Soulfly, Dimmu Borgir, Distraught, NervoChaos, etc. . Enquanto o encarte ficou nas mãos de Marcus Lorenzet, resultando num trabalho elegante e voraz!

Um detalhe interessante é que foram aproveitados takes de guitarras gravados pelo monstro Paulo Schroeber (Almah, Hammer 67, Burning in Hell) - que veio a falecer em Março de 2014 por problemas cardiovasculares. Schroeber gravou as bases em quatro faixas: “Karma Kill”, “The Scourge”, “Blood Sun”, “Ghosts” e a base e o solo de “Unknown”, mas deixou um vazio significativo para familiares, amigos, companheiros de banda e toda uma geração do metal underground.

"Internal Saboteur" é o firmamento do Astafix no metal brasileiro, um trabalho elevado e marcante para a Thrash Metal Zone, além de torna-se uma homenagem belíssima em memória de Paulo Schroeber. O mesmo teria orgulho desse disco.

Músicas:
01. Karma Kill
02. The Scourge
03. Blood Sun
04. Doomsday Device
05. Bad Blood
06. Disfigured Conscience
07. Ghosts
08. Internal Saboteur
09. Say No!
10. Help Us All
11. Unknown
12. The Dome
13 . Traitor

Integrantes:
Wally - Vocal e Guitarra
Cássio Vianna - Guitarra
Paulo Schroeber - Guitarra
Aika - Baixo
Thiago Caurio - Bateria

Contato:
contato@astafix.com.br

Sites Relacionados:
www.astafix.com
www.metalmedia.com.br/astafix