27 janeiro, 2017

ARKONA: Vozrozhdenie (Reissue CD, 2004-2016)


Um texto de Ygor Nogueira.

Em termos leigos, mesmo que de primeiro olhar possa parece uma clássica banda de Folk Metal, o quinteto russo Arkona executa, na verdade, uma mesclagem de Metal Extremo aliados com elementos e conceitos culturais e históricos eslavos, fazendo menções à lendas e mitologia pátria.

Usando de uma técnica elevada, o quinteto deixa o Heavy Metal expandir-se à outros ares, fundindo-se com melodias e harmônias mais rítmicas resultando em composições trabalhadas a dedo, gerando um absurdo de detalhes à serem percebidas somente com vastas audições.

Uma sonoridade intensa, sempre em constante evolução, recheada abundantemente por arranjos e instrumentos mais exóticos como {flautas, apitos, gaita, pandeiro, guitarras acústicas e violões}, que sabe com muita destreza usar de tudo isso para fazer com que sua música ganhe, além de epicidade, um peso absurdo e cativante em todas as composições. O que, apesar das faixas chegarem em media cinco ou seis minutos de duração, possibilita um vício tremendo, sem sequer soar enjoativo. Isso é muito bom!

Indo ao ponto, o que mais parece um novo disco de estúdio, é apenas uma regravação de seu primeiro trabalho lançado em (2004), embalado em digipack luxuoso dispondo de uma trabalho gráfico estupendo, que traz ilustrações que aludem à arte tradicional europeia assinado pelo ilustrador Kris Verwimp.

A regravação permitiu uma boa lapidada nas canções, reforçando a potência individual e coletiva do Arkona e fazendo com que uma nuvem pesada e esmagadora paire ao longo do disco. Uma verdadeira tempestade metálica toma de conta de tudo e a brilhantina mescla de paganismo e metal extremo forja em trabalho final estupendo!

O Arkona pode não ter brindado muitos com um trabalho inédito, mas certamente reforçou a paixão de muitos pela a banda, nos entregando uma diamante esmerado e cheio de requintes. Vale muito aderir!


Arkona - Vozrozhdenie (Reissue CD, 2004-2016)
Shinigami Records - Nacional

Músicas:
01. Коляда
02. Масленица
03. К дому Сварога
04. Чёрные вороны
05. Возрождение
06. Русь
07. Брате славяне
08. Солнцеворот
09. Под мечами
10. По звериным тропам
11. Заложный
12. Зов предков


Sites Relacionados: