11 outubro, 2016

EQUILIBRIUM: Armageddon (CD, 2016)

Resenhado por Ygor Nogueira.

O quinto álbum do quinteto alemão Equilibrium estava na mira de muitos admiradores e não demorou para que chegasse às mãos dos mesmos, os deixando boquiabertos com tamanha obra!

Não é novidade alguma que com o passar do tempo a sonoridade do quinteto vem se lapidando disco após disco, fazendo com que a banda experimente arriscar, descartar velhos elementos e acrescentar outros novos, até os "livrando" de cair em rotulações de praste.

E com a expansão gradativa de sua música, abandonando a raíz do Folk e beirando a mórbida atmosfera do Doom, Symphonic e Black Metal o novo trabalho chega até o Brasil, graças sua edição nacional lançada pela Shinigami Records, arrancando inúmeras criticas positivas e pegando muita gente na surdina.

Letras com temas relevantes, abordando a realidade na cara dura, com seriedade e acidez é uma das novidades claramente perceptíveis em "Armageddon".

Com um produção exemplar nas mãos do guitarrista René Berthiaume e masterização a cargo do renomado Maor Appelbaum (Faith No More, Adrenaline Mob, Halford, Angra, Sepultura, Anvil, Queensrÿche) o disco não deixa um ponto sem nó. Onze composições épicas e poderosas, cheias de orquestrações sinfônicas que cativam trazendo mais densidade e menos o lado "alegre" do Folk.

Mesmo com uma orquestração épica de teclado "Erwachen" senta o pé com agressividade, vocais guturais e andamento forte também passado para "Katharsis". "Helmat" e "Helden" trazem climas mais dançantes e grudentos, usando de refrões mais melodiosos e quebra de andamentos. Já em "Born to Be Epic" é sentido um pouco do Death Metal mesclado com Eletronic e Epic.

"Zum Horizont" e "Rise Again" promovem uma volta ao início dos tempos mais folks da banda, mas usam de uma certa dosagem de agressividade e velocidade nas mesmas, dando assim uma forte roupagem.

Fechando o álbum, e sendo a faixa mais longa do disco, "Eternal Destination" é uma crítica direta aos estragos causados ao planeta pelos seres humanos, mórbida e sombria como uma mescla poderosa de Death e Doom, rica em mudanças de andamento e uso de elementos sinfônicos.

Com composições e engenharia de produção memoráveis, "Armageddon" embala o Equilibrium em uma sonoridade refinada, diversificada e muito rica, levando os alemães aonde nunca imaginaram ir!

Equilibrium - Armageddon (CD, 2016)
Shinigami Records / Nuclear Blast Brasil - Nacional

Músicas:

01. Sehnsucht
02. Erwachen
03. Katharsis
04. Heimat
05. Born to Be Epic
06. Zum Horizont
07. Rise Again
08. Prey
09. Helden
10. Koyaaniskatsi
11. Eternal Destination

Integrantes:
- Robert “Robse” Dahn (vocal);
- René Berthiaume (guitarra/teclado);
- Dom R. Crey (guitarra)
- Marcus “Makki” Riewaldt (baixo);
- Tuval "Hati" Refaeli (bateria).


Sites Relacionados:

www.equilibrium-metal.net