25 setembro, 2015

Resenhas: Hellmotz: Um Ótimo Disco de Estréia!

Resenhado por Ygor Nogueira.

O Southern Metal, ainda não muito falado ou não muito conhecido de maneira escrachada, vem ganhando força no cenário metálico mundial, e nesse crescimento eis que o quarteto fundado em 2009, em Campo Grande - Mato Grosso do Sul, HELLMOTZ, é um dos grandes destaques do gênero.

Com alguns materiais lançados anteriormente: Redneck Rampage (DEMO, 2010), Full Throttle (WEB SINGLE, 2013) e uma participação no CD Tributo ao Zumbis do Espaço, de 2014. Mas foi em 2015, quase seis anos depois, que és lançado o primogênito filho da banda, o intitulado: "South Born".

Gravado no estúdio Anubis, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, produzido e mixado pelas mãos de Aldo Carmine, o primeiro full length mostra grande evolução dos músicos, apresentando um trabalho qualificado e regrado à risca com peso abundante.

A música do grupo aspira influências do Thrash, Death e até mesmo do Country fundido com um pouco da cultura regional de seu estado de origem, dando assim uma dose certa de personalidade ao som que não mostra-se cansativo, mas sim, cheio de grooves em meio à agressividade espirradas dos arranjos de guitarra de Marcos Thadeu Lima, que carrega a sonoridade com uma ótima variação entre velocidade, cadencia e linhas mais melódicas. O baixo de Alex Bittencourt também se faz muito presente em todas as composições, dando aquelas pontadas de grave e feeling nas músicas. Para completar essa pegada-velho-oeste bem azeda, isso no melhor sentido possível, tem os urros vocais de Hélio Canto na linha de frente desse time, orquestrando tudo com maestria.

Um disco de sonoridade distorcida, gordurosa, mas de bastante clareza. Clareza essa, que não tira o peso garrido em momento algum.

Além de pesado, "South Born" apresenta um conceito diferencial na arte da capa, que ficou à cargo do tatuador Bismarck Baioni. A arte que retrara aquele cenário "morto" do velho-oeste foi feita em um corpo de um violão, algo nada comum e bem diferencial, e como o Hellmotz sempre busca passar uma imagem nada convencional em sua música, o desenho caiu como uma luva na proposta apresentada pelo grupo.

Os destaques desse trabalho resumem-se em:

Mike Phillips (The Formidable Bastard): sem duvidas, o hit mais marcante e abrasivo do disco, com riffs e solo muito bem pegado.

Wielding the Axe: com um ótima váriação rítmica entre agressividade, técnica e cadencia.

Southern Rulez: remete uma atmosfera de "fuga", bem tirada dos filmes de faroeste.

Pentakill:
a faixa soa de forma violenta e dá um destaque muito bom aos trabalhos vocais alinhados às guitarras cheias de rispidez.

Balada do Pistoleiro: faixa retirada do tributo aos Zumbis do Espaço encerra o disco com um ótima versão, mas firme, agressiva e muito rítmica.

"South Born" tem seu impacto fundamental ao grupo, abrindo muito bem as portas de boas vindas e fazendo-se uma ótima revelação em 2015.

Músicas:
01. Mike Phillips (The Formidable Bastard)
02. Wielding the Axe
03. Defiance
04. Booze & Girls
05. Southern Rulez
06. Pentakill
07. Full Throttle (to Hell On a Harley)
08. Chainsaw Battlefield
09. Green Visitors
10. South Born
11. Balada do Pistoleiro

Integrantes:
Hélio Canto – Vocais
Marcos Thadeu Lima – Guitarras
Alex Bittencourt – Baixo
Lucas Medeiros – Bateria

Contato e Merchandising:
hellmotzsouthernmetal@gmail.com

Sites relacionados:
www.hellmotz.com
www.facebook.com/officialhellmotz
www.metalmedia.com.br/hellmotz