08 dezembro, 2016

ANTHRAX: Stomp 442 (CD, 1995)

Resenhado por Ygor Nogueira.

Passados vinte e um anos após seu lançamento em 1995, "Stomp 442" do Anthrax, ganha um "ré-lançamento" aqui no Brasil feito pela parceria entre a Shinigami Records e a Nuclear Blast Brasil, e certamente vem de bom grado para os fãs de carteirinha.

O sétimo disco de estúdio dos americanos que desde sua origem seguem a cartilha do Heavy-Metal mesclado com Thrash, Speed e Groove Metal marca uma das tantas fases vividas pelo Anthrax. Com a saída de Joey Belladonna e Dan Splitz, e com John Bush assumindo o papel de frontman, o quarteto agarrava-se a uma linha mais alternativa e comercial, fazendo com que em certos momentos o grupo beirasse o Grunge e subgêneros dos anos noventa.

Lançado pela Elektra Records, o registro não teve o alcance esperado, seja pela mudança repentina ou pela insuficiência no ruim desempenho para promover o álbum, ou pela capa assinada por "Storm Thorgerson" que nem mesmo carregava a logo da banda e que foi usada um ano antes por Bruce Dickinson em seu disco "Balls to Picasso" , "Stomp 442" veio em uma época bem conturbada para o Anthrax, sendo um divisor de águas para o quarteto americano.

Ame ou odeie, necessário ou não, "Stomp 442" ficou marcado como aquele espinho na sola do sapato. De longe, certamente o disco não era nem um terço do que o Anthrax tinha à oferecer, tanto que "Vol. 8: The Threat Is Real!" veio para acalmar os ânimos mesmo que três anos depois, mas algumas faixas como "Fueled", "Riding Shotgun", "Perpetual Motion" e "Nothing" merecem um crédito à mais dos fãs mais exigentes.

Anthrax - Stomp 442 (CD, 1995) 
Shinigami Records / Nuclear Blast Brasil - Nacional

Músicas:

01 – Random Acts of Senseless Violence
02 – Fueled
03 – King Size
04 – Riding Shotgun
05 – Perpetual Motion
06 – In A Zone
07 – Nothing
08 – American Pompeii
09 – Drop The Ball
10 – Tester
11 – Bare


Sites Relacionados:
www.anthrax.com