05 dezembro, 2016

SABATON: The Last Stand (CD, 2016)

Resenhado por Ygor Nogueira.

O power metal sempre teve uma linha de frente fortíssima, contando com os suecos do Sabaton, que somam atualmente oito discos de estúdio, e seu último lançamento - distribuído no Brasil pela Shinigami Records - veio municiado até os dentes para reforçar o poder latente do grupo!

Gravado no Abyss Studios sob a produção de Peter Tagtgreen tratando de nivelar com astúcia a sonoridade do sexteto, "The Last Stand" data-se um disco rechonchudo, não apenas em peso mas também em temática.

O disco carrega em suas trezes faixas, composições inspiradas em famosas batalhas militares históricas e decisivas, como a Primeira Guerra Mundial, Sparta e Argonne, deixando a proposta do grupo ainda mais interessante e em casa.

O abre-alas "Sparta" anuncia que o batalhão sueco está em campo. Com seus teclados à beirar um climax épico, riffs sólidos carregados com a força da marcha espartana sentida em seu refrão urrados e esbravejantes.

Em "Last Dying Breath": guitarras mais secas acompanham as orquestrações que nos levam para a Sérvia com riffs cheios de vigor à representar a valentia dos soldados numa batalha que custaria suas vidas.

"The Lost Battalion": Certamente está na lista de clássicos do disco, e da banda em si, com seu refrão simples e grudento, cativa com facilidade o amigo ouvinte e ainda tem um fato bastante curioso. A faixa não dispõe de bateria. Sim, o que escutamos na verdade são os estalos de armas! Com uma audição minuciosa é possível captar cada elemento, como pistolas e até metralhadoras.

"Rorke's Drift": Dispõe de um andamento dançante e poderoso. Riffs cerrados e bateria firme consolidam uma base concentrada e robusta, que ganha também um solo agitado e veloz.

"Hill 3234": Uma cozinha rítmica azeda e cadenciada dá todo um peso poderoso e elegante à canção que segue a rica a cartilha com sangue e glória.

Em outras palavras "The Last Stand" carrega consigo, não apenas uma aula de sincronia musical lapidada mas também aulas de pura história destiladas de forma inteligente e mesmo longe de soar um álbum inovador, ele resgata as épocas de ouro do Sabaton que agora está muito mais enérgico e garrido!

Sabaton - The Last Stand (CD, 2016)
Shinigami Records / Nuclear Blast - Nacional


Músicas:
01. Sparta
02. Last Dying Breath
03. Blood of Bannockburn
04. Diary of an Unknown Soldier
05. The Lost Battalion
06. Rorke’s Drift
07. The Last Stand
08. Hill 3234
09. Shiroyama
10. Winged Hussars
11. The Last Battle
12. Camouflage (bônus - cover Stan Ridgway)
13. All Guns Blazing (bônus - cover Judas Priest)


Sites Relacionados:
www.sabaton.net