02 março, 2016

Resenhas: Monstractor: Thrash Metal Nas Linhas da Inovação!

Resenhado por Ygor Nogueira.

Nas linhas da inovação, prontos para produzir e trazer à tona novas roupagens que surgem da era modernista do metal, o trio originado em Resende (RJ), Monstractor, reúne todas as suas qualidades e as transforma em uma sonoridade abrasiva sendo destilado no seu disco de estreia, "Recycling Thrash".

A música feita aqui é investida na linhagem mais carregada de Groove's, típicas das bandas dos anos noventa. Imagine uma pegada bem "Panteresca" mesclada com o lado mais "cru" do rock n' roll clássico, furioso e direto, isso é basicamente como podemos definir o primeiro álbum da banda.

Mas não se engane ou deixe ser preso pela "rotulação" dada antes, pois seria injusto tentar limitar, de alguma forma, uma sonoridade robusta e equilibrada, com uma excelente pitada de autenticidade. Produzido pelas mãos da dupla dupla Heros Trench e Pompeu, do Korzus, o disco gravado, mixado e masterizado no Mr. Som Studio, em São Paulo, assume de prontidão uma qualidade esmagadora e que dispensa comentários formais.

Porém, não é apenas uma produção animal que arrebata boas críticas, riffs furiosos são despejados numa base rítmica bem diversificada e cheia de técnica, solos certeiros e refrões bastante gordurosos podem ser sentidos de maneira mais intensa, enérgica e agressiva. Assim como outro ponto vital desse trabalho é os vocais urrados insanamente e com muita dicção, timbrados com vigor e muito peso, sem espaço para toques mais sutis, deixando tudo bem algoz por aqui!

Os cariocas conseguem com sua técnica individual e coletiva, soarem e ressoarem, com muita agressividade, abrasão e peso. Aquele trabalho sujo, denso e azedo o suficiente para ser digerido com a clareza necessária, arranjos feitos com aquela colherada de stoner e muito vibratismo sonoro.

"Take the Suffering", "Monsterman", "Whiskey Hangover", "Brazilian Roswell", e a ríspida, densa e furiosa "Immortal Blood" posicionam-se como estouros, explosões sonoras destilando seus requintes mais cruéis em meio ao caos.

O Monstractor, além de personalidade, tem as qualidades primordiais para se manterem firmes no universo metálico e podem chegar longe com todo esse conteúdo!

Monstractor - Recycling Thrash (CD, 2015)
Die Hard Records - Nacional

01. Take the Suffering
02. Bermuda Triangle
03. Monsterman
04. Lycanthrone
05. Whiskey Hangover
06. Brazilian Roswell
07. Death by Walrus
08. Immortal Blood
09. Vultures
10. Corrosive Envy
11. The 4th Kind
12. The Brood

Integrantes:
Christian "Sabbertooth" Klein – Vocais, Baixo
Monsterman – Guitarra
Demétrios Maia – Bateria

Sites Relacionados:
www.facebook.com/Monstractor