09 março, 2016

Resenhas: HellLight: Funeral Doom de Primeiríssima Qualidade!

Resenhado por Ygor Nogueira.

O Doom Metal no Brasil, aparentemente, não é algo tão popularizado como os outros gêneros e subgêneros do metal. Mas, quem acha que o estilo não é levado à sério por aqui, se engana grotescamente.

O poderoso HellLight é um dos nomes mais marcantes do estilo no país, e em seus vinte anos de estrada, seguem destilando toda a essência fúnebre que correm em seus corpos numa sonoridade brada, densa e refinada!

Isso porque a música que ecoa desse trio, é acima de tudo, elegante! O trio paulista chega ao sexto disco de estúdio, gravado no estúdio Hell Inc sob a produção de Fabio de Paula - vocalista e guitarrista -, marcando também a nova formação do grupo.

Tudo aqui transpira intensamente. Ao começar pelo conceito de "Journey Through Endless Storm" - Jornada através da tempestade sem fim - que representa a jornada da vida com suas dificuldades e tragédias ao longo da mesma, tudo isso estampado na arte sombria do artista Rodrigo Bueno, ligando todos os pontos e esclarecendo cada partícula da obra em si.

Musicalmente, é perceptível a evolução sob seu último trabalho lançado em 2013. A linhagem sombria pulsa ainda mais carregada, uma rifferama densa e arrastada é responsável pela estrutura robusta e melancólica em meio à tanta maestria rítmica, proporcionando uma atmosfera totalmente densa mas sem exageros ou devaneios. Vocais alternando otimamente entre agressividade e leveza e o encaixe primoroso dos teclados, fazem com que as composições permaneçam consistentes e soturnas.

O registro - apesar de suas oito e longas faixas - não se torna cansativo, pois possui uma gélida e transcendental beleza e criatividade mística. Faixas como "Journey Through Endless Storm", "Dive in the Dark" - para mim, a favorita -, "Distant Light That Fades", "Time" e " Beyond Stars" demonstram-se bélicas e densas dentro do climax vindo das entranhas mais obscuras do HellLight!

O HellLight, além de se reafirmar no patamar dos grandes representantes do gênero, apto nacional e internacionalmente, originou um trabalho de altíssima qualidade e luxo. Sem dúvidas, é recomendado até para aqueles que não conhecem à fundo a essencia do funeral doom!

HellLight – Journey Through Endless Storms (CD, 2015)
(Solitude Productions – Nacional)

01. Journey Through Endless Storm
02. Dive In The Dark
03. Distant Light That Fades
04. Time
05. Cemetherapy
06. Beyond Stars
07. Shapeless Forms Of Emptiness
08. End Of Pain

Disco para audição:
https://www.youtube.com/watch?v=SpnvunWTKj0

Integrantes:
Fábio de Paula: Vocais e Guitarra
Alexandre Vida: Baixo
Rafael Sade: Teclados

Sites Relacionados:
www.facebook.com/helllightdoom
www.metalmedia.com.br/helllight