04 maio, 2016

Resenhas: Apokathilosis: Where Angels Fear To Tread (CD, 2015)

Resenhado por Ygor Nogueira.

O metal extremo tem mesmo à cada dia nos surpreendido, não somente pela quantidade de bandas que tem surgido e apostado no gênero, mas pela qualidade que elas tem!

O Apokathilosis, originado em Dublin (IRL), é formado pela dupla de brasileiros Felipe Roquini e Marttjn Rvbjn e carrega em sua música conceitos gnósticos e filosóficos, tudo isso ministrado na densa fúria do Black Metal!

"Where Angels Fear To Tread" é o primeiro registro oficial da banda que foi formada em 2013, - inspirada especialmente no Black Metal Grego - e apesar de pouco tempo de carreira o grupo mostra-se apto muito sincronizado. O disco gravado e lançado no segundo semestre do ano passado de forma independente, foi muito bem lapidado e produzido!

Seis faixas bem trabalhadas transpirando uma sonoridade ríspida, sombria e gélida, com raízes bem europeias, resgatando a proposta das bandas da década de 90. Guitarras exalando riffs densos e cortantes, vocais ora secos e viscerais, ora sussurrados e mórbidos e uma união de baixo e bateria sólidos e matadores em cada uma das composições.

"Where Angels Fear To Tread" também aborda todo um vasto conceito em sua parte lírica, com letras densas e questionadoras, cheias de paradigmas:

“O conceito do álbum veio da percepção que a vida neste planeta é uma prisão, onde humanos são acorrentados a sistemas de crenças tóxicas, que por sua vez criam e perpetuam uma realidade de dor e desordem. Realidade criada e perpetuada através de crenças subconscientes. Humanos que doam seu poder à autoridade de outros (pessoas, espíritos ou seres mitológicos) ao invés de experimentarem a existência sob um prisma de auto-soberania e poder individual. Meu interesse é duplo: explorar as origens do Self consciente e encorajar outros a fazer o mesmo.

Exploramos a ideia da imortalidade incondicional aliada à realidade transitória da vida na carne – uma personalidade (ego, mente, corpo) encarnada é apenas uma pequena e transitória parte do que ela realmente É. O intuito do Apokathilosis é desvendar a verdadeira natureza do Ser, livre de mestres ou hierarquias espirituais.”

O trabalho vem em um digipack luxuoso em tons escuros, digno do mais autêntico Metal Negro e vai agradar bastante fãs da escola mais antiga desse gênero. O duo sabe explorar bem sua técnica e encharcá-la de personalidade, e isso pode levar o Apokathilosis à construir um futuro promissor. Aquisitivo!

Apokathilosis - Where Angels Fear To Tread (CD, 2015)
Independente - Internacional

Músicas:
1 - Awaken Thee
2 - Where Angels Fear To Tread
3 - Ashes
4 - To Die a Thousand Deaths
5 - The Untameable Human Spirit
6 - Synchronicity

Sites Relacionados:
www.facebook.com/apokathilosis
www.metalmedia.com.br/apokathilosis