12 fevereiro, 2016

Resenhas: Project Black Pantera: Eles Botam Pra Fuder!!!

Resenhado por Ygor Nogueira.

Recentemente o site WikiMetal listou quais os melhores trios de metal. Coincidentemente, eu iria começar a falar do Project Black Pantera, banda formada em Uberaba-MG, que se encaixa facilmente como uma forte candidata à entrar em listagens como essa.

O power trio, fundado em Abril de 2014, mostra que prematuridade não significa nada quando se tem potencial de sobra para criar uma música extremamente pesada e violenta. A mesclagem do Punk Rock, Thrash Metal e do Hardcore alinhados numa base brutal do Crossover raiz cantado visceralmente em língua pátria é o que resume, em palavras, tamanha sonoridade!

O disco autointitulado, que foi lançado em 2015, conta com dez faixas e mais duas bônus, totalizando assim trinta e sete minutos de pura destruição e pancadaria. E engana-se quem acha que essa força está somente na música. As letras também são outro ponto fortíssimo do grupo, que soa como um protesto musical e explosivo contra todo caos e desrespeito, tanto da parte dos nossos governantes políticos quanto do próprio desrespeito da humanidade consigo mesma, citando temas como racismo e homofobia por exemplo.

Produzido, gravado, mixado e masterizado no 106 Studio numa parceria da banda com Ricardo Barbosa, o disco ficou nada mais nada menos que totalmente abrasivo, de grande impacto e absurdamente pesado! Não tem nada de requintes sofisticados, mas o resultado disso foi deixar a banda soando como ela é, fácil de absolver e transparente o suficiente para ser entendida e apreciada sem receio algum.

O trio realmente só tem uma preocupação, soar diferente de qualquer um escutado antes, e conseguem fazer disso uma realidade. Sua música encharcada de raiva e groove é suja, intensa, cheia de técnica e inconformismo. O trabalho de guitarra tem um ótimo nível de complexidade e criatividade em riffs maçantes e elétricos, baixo e bateria formam a estrutura densa e de variação ritmica rascante; os vocais não esbanjam nenhum tipo de virtuosismo, mas são encaixados de forma tão certeira que ficam como a faísca que incendeia todo o resto!

Não é a toa que o Project Black Pantera tenha arrecadado demasiados elogios da imprensa, atingindo não só o Brasil, mas chegando com a melhor recepção possível pela Europa, América do Norte e do Sul, Estados Unidos, França e Chile, pois com tanta autenticidade expelida pelos irmãos Gama é quase um pecado mortal não perceber o vasto potencial do grupo para engajar-se primorosamente na música.

E quando se tem um disco tão homônimo do início ao fim, é mesmo tarefa difícil citar faixas isoladas, por mais que essa frase pareça clichê. Mas é difícil sim! Mas, se você quer provar um pouco de tanta pancadaria e competência naquilo que fazem com muito gosto, prepare seus pescoços e tímpanos para: "Boto Pra Fuder" demonstra claramente para quê esse power trio veio; "Ratatatá" é aquela "musiquinha" de rádio popular, aquela que te dá um mosh insano; "Abre a Roda e Senta o Pé" não precisa dizer mais nada; "Execução Na Av. 38" com aquele Hardcore veloz e denso e "Manifestação" com seus gritos viscerais de raiva e protesto, como conflitos violentos!

Bruto, agressivo e direto, preto no branco como a própria arte do disco remete, sem rodeios e nem receios, o Project Black Pantera é uma grande revelação para nosso cenário que nos brinda à cada dia mais com excelência e saudosismo, e não paga pau para "gringrismo" nenhum! Aqui é feito no Brasil, aqui é BR!

Se na estreia eles botaram pra fuder sem dó e sem cuspe, imagina daqui pra frente! Altamente recomendado.

Project Black Pantera (CD, 2015)
Independente, Nacional

Músicas:
01. Boto Pra Fuder
02. Ratatatá
03. Godzilla
04. Eu Sei
05. Rede Social
06. Abre a Roda e Senta o Pé
07. Execução na Av. 38
08. Manifestação
09. Ressurreição
10. Escravos
11. Manifestation
12. Execução na Av. 38 feat. J. Cole

Integrantes:
Charles Gama: Guitarra e Vocal
Chaene da Gama: Baixo e Vocal
Rodrigo Pancho: Bateria

Sites Relacionados:
www.facebook.com/ProjectBlackPantera
www.roadie-metal.com/press/black-pantera