16 dezembro, 2015

Resenhas: Keep Them Blind – All Quiet, All Dead (CD, 2015)

Resenhado por Ygor Nogueira.

Vindos de Caixias do Sul e com uma música encorpada de uma sonoridade pesada, tendo o thrash metal como o pilar fundamental e mesclando vertentes do Heavy Metal, o grupo - ainda que prematuro - estreia com o lançamento do seu primeiro disco "All Quiet, All Dead".

Lançado no último dia 13 de Novembro, o primogênito da Keep Them Blind, que tem entre os seus integrantes o baterista Thiago Caurio (Astafix) e Benhur Lima (Hibria) trazendo toda técnica e vigor à banda é marcante logo de cara.

O trabalho contou com a produção do próprio Caurio, estreando com o pé direito no ramo, pois temos um disco demasiadamente pesado e ganchudo, com 13 faixas muito bem  niveladas e recheadas com gosto com muito peso, mais muito peso. É perceptível aquela pegada do thrash metal clássico sendo incrementado por muita melodia e harmonia. Além disso,  instrumentos nada comuns pro estilo, são acrescentados como violoncelo e viola, dando vida a diferentes e dinâmicas atmosferas, e isso cria uma identidade autêntica e nada datada.

Uma rítmica raçuda e nada prasteada é encontrada em cada acorde, cada riff agressivo de Maicon Dorigatti, destruidores em todos os momentos, mas sempre com aquela cadencia latente e isso faz com que, exatamente tudo, soe extremamente brutal. Benhur mais uma vez impõe suas quatro cordas muito bem. Thiago Caurio mostra que é mesmo um baterista com muita pegada e versatilidade, explorando toda - simplesmente toda - bateria com um trabalho firme e impressionante que vai desde os bumbos massacrantes até o  jogo de pratos. Um grande destaque do disco!

Alex Bleggi selou sua estreia no mundo do metal de forma magistral! O vocalista esbanja muita técnica e cordas vocais poderosas e prontas para destilar um gutural insano e limpo, mas também nas tonalidades mais suaves e melódicas.

Um tracklist intensamente forte te deixa indeciso ao citar destaques, mas certamente eles aparecem logo de início na sequência violenta de “Lost Between The Lines”, “Blindfolded”, “Throne”, “Let's Keep Them Blind”, "I, The Fall"; Caurio novamente quebrando tudo em "Taking Back What's Mine" com bumbos agressivos e variações nos pratos, sempre firme. "My Eyes Burn" naquela linhagem bem stonegressive, carancuda mesmo. A atmosfera instrumental de "Numb" mostra o talento que os músicos tem para abordar todos os patamares musicais, contando a participação da cantora Patrícia Viana. Encerra o disco muito bem!

O artista Bruno Valentini foi responsável pelo conceito gráfico estampando o disco do quarteto, um belíssimo trabalho em tons de cinza. O material foi inspirado na arte de H.R. Giger, famoso pelos concepts da saga Alien.

"All Quiet, All Dead" é robustamente forte e primoroso, dono de um poderil inestimável e com muita maturidade e experiência, o disco abre as portas de um futuro promissor para o Keep Them Blind, o talensoso quarteto que "já nasceu grande"!

Esse disco vai roubar sua atenção, e sua audição!

Keep Them Blind – All Quiet, All Dead (2015)
(Independente – Nacional)

1. Lost Between The Lines
2. Blindfolded
3. Throne
4. Let's Keep Them Blind
5. I, The Fall
6. Blind I (Instrumental)
7. Taking Back What's Mine
8. Blurry Thoughts
9. In Search For Perfection
10. Blind II (Instrumental)
11. All Quiet, All Dead
12. My Eyes Burn
13. Numb (Instrumental)

Integrantes:
Alex Bleggi – Vocal
Maicon Dorigatti – Guitarra
Benhur Lima – Baixo e Backing Vocal
Thiago Caurio – Bateria

Sites Relacionados:
www.keepthemblind.com
www.facebook.com/KeepThemBlind